domingo, 7 de junho de 2009

NINHOS



Uma emoção enorme que quero partilhar com todo mundo: tem um ninho de picapau cheinho de filhotes numa árvore de meu jardim. Quase não acreditei quando vi. Saía pra caminhar bem cedo e ouvia aqueles pios, mas pensei que eram do ninho de maritacas que tem há tempos numa outra árvore, em frente à varanda do quarto. Acordamos todo dia com aquele alvoroço e meu coração se enche de alegria. Muitas vezes rio sozinha, lembrando de Fernanda Yang que detesta canto de pássaros. Já ouvi ela falando numa entrevista que gosta é de barulho de carro, que essa coisa de curtir natureza é monotonia demais. Sei não, mas penso que ela nunca acordou assim, em estado de graça...
Ainda bem que tem quem curte, como os fotógrafos de aves que estiveram aqui ontem. Ficaram a manhã inteira de butuca e colheram cenas lindas - o pai vigiando a porta do ninho, a mãe buscava comida e entregava pro pai, que se virava e dava pros filhotes. Voltava à posição de guarda e esperava a passarinha voltar com mais alimento. Lindo demais! O fotógrafo Daniel mandou estas fotos. É ou não é de encantar???
Claro que como gosto muito de pensar, lá vou eu viajar nas idéias dos outros ninhos que temos na vida, a começar pelo meu. Minha casa é um ninho muito acolhedor e seguro pra nós e nossos filhos. Não é à toa que, por enquanto, nem cogitam a possibilidade de casamento, pra não sair de baixo de nossas asas. Dia desses um deles me perguntou se rolava de construir mais um andar acima, se decidisse se casar. Minha ficha demorou a cair de que ele 'tava com intenção de continuar morando aqui.
Como assim? Vê lá se vou deixar fazer "puxado" em minha casa? Vou é nada.
Aí ele respondeu: "Tá bom, então não caso"...rs
Boa desculpa pra quem não quer casar, né não?
E os ninhos que encontramos pela vida? O colo de meu marido, os abraços e cheiros de meus filhos, a casa de mamãe, a fazenda de Cachorrão e Tê, a comunidade de Noiva do Cordeiro, meu atelier cheio das amigas que aparecem pra tomar café no meio da tarde, as prosas com com amigos de caminhada, a casinha mágica de Amélia em Casabranca - bem no meio da mata, as cachoeiras de Minas, nossos acampamentos... Todos os ninhos são aconchegantes se estivermos confortáveis neles.
Acontece que tem gente que tá sempre cobiçando o ninho do outro, e são essas pessoas que nunca se aquietam, vão morrer buscando o que não tem. Ô dó delas...

7 comentários:

Anônimo disse...

Pois é Can...nossos ninhos são mesmo espciais e temos mais é que agradecer sempre.Minhas filhotas tb falam que casar? Prá que? Só se puder continuar em casa, rssrs. Tô com saudades de ir em seu ninho. Beijocas. Cris

Anônimo disse...

Oi queridos Candida e Walmir, deixei todos os compromissos para ler todas estas mensagens, já to querendo me increver na comunidade, afinal, sempre acalentei este sonho; até já chorei hj, o que não estava np script, de tanta emoção. Pensei, com gratidão, em vcs, que presente bom que a vida me deu, dentre outros. Muitos abraços. Até qualquer hora.
Vera

liliana disse...

Oi Can! Eu também curto muito os ninhos que os passarinhos fazem aqui em casa. É muito gostoso ver tudo. Desde a construção do ninho, que segundo a Rosa quem faz é a fêmea, porque os machos são preguiçosos, até os bichinhos começarem a voar. Têm uns que caem dos ninhos nas primeiras tentativas e a gente tem que colocar lá de novo. E além da semelhança com os ninhos de nossa vida, é também interessante outras comparações. Como o alimento que a mãe coloca na boca dos filhotes, assim como nós mães humanas, fazemos com nossos "passarinhos". Um dia eles vão voar, mas a nossa casa continua sendo o ninho deles. Pelo menos assim eu sinto que é com Luana. Minha adorada passarinha... beijos querida.

Anônimo disse...

Cândida, consegui.Gostei muito de seu texto.Parabéns.Daniel Esser

Anônimo disse...

Querida amiga,
Não é difícil entender esse ninho aí na sua casa...
É pica? Pau?? Claro que vou ter que ir aí dar uma conferida, kkkkkkk!!!!!
Bjos saudosos de ninho...
Ana Amélia

Anônimo disse...

Lindo mesmo! Can, entra no meu blog e veja a foto do Mastin que Wayne comprou. É uma gracinha. beijos

Anônimo disse...

Oi Can,
que coisa mais linda do mundo heim?
Eles tinham que escolher sua casa mesmo;isto é que é passarinho que passa e que pensa, e que apossa ...
Tem bichinho mais gente que muita gente e que deve ter lá sua alminha mais leve que qualquer outra
Bijins da prima predileta
Amelinha