quinta-feira, 10 de setembro de 2009

DESRESPEITO À LÍNGUA PÁTRIA

Se tem coisa que me deixa contrariada é ver como a nossa língua anda maltratada. Lembro-me de como minha professora de português era exigente, rabugenta, encrenqueira quando nos pegava dando bobeira na língua pátria. Dona Dedé era assim, felizmente, e a cobrança foi tanta que duvido algum de seus alunos seja capaz de cometer grandes erros.
Ontem dei de assistir a um programa de entrevista da Record News, cujo apresentador é Celso Freitas. Ele entrevistava Fátima Turci, editora de Economia não sei de que jornal. A moça se gabava de ter 35 anos de carreira como reporter - do Estadão durante muitos anos, de outro jornal não sei mais quantos, da assessoria de imprensa do grupo Pão de Açucar, enfim, gabaritada pra falar de economia. Beleza. Deu a ficha profissional completa – bacana, por sinal – e começou a entrevista muito bem. Em dado momento ele pergunta sobre a internet, se não prejudicou os jornais escritos e como ela fazia pra acompanhar as notícias em primeira mão, ao que respondeu: “Antes da internet se tornar o que é hoje, um veículo mais rápido até que somente a impressão do jornal escrito, fui encarregada de fazer um jornal fax, em que as notícias fossem transmitidas com muita rapidez. A condição é que tal jornal estivesse tão atualizado e já PREVESSE o que viria com a internet.”
Ai, meu Deus, como assim? Uma jornalista tão gabaritada não conjugar um verbo corretamente, numa entrevista tão importante? É, porque se ela estivesse num boteco conversando com uma amiga, depois de ter tomado todas, poderia até ser perdoada sem julgamento, mas num programa que, inclusive, foi editado, é imperdoável.
Numa das partes de homenagens passou a tal jornalista ninja entrevistando o sr. Samue Klein, dono das Casas Bahia, que falou várias coisas na conjugação incorreta, mas ele pode. Pode não porque é dono de um império, mas porque é um cidadão comum e nem é brasileiro, e não um repórter.
Fico mesmo incomodada com erros tão gritantes, mesmo numa conversa entre amigos. Tenho uma grande amiga que teima em falar coisas que me fazem perder o rumo da prosa: MEIA tonta, MEIA cansada, além de acreditar que auto estima tem que ser baixa ou alta, – BAIXA estima, ALTO estima. Como fico encabulada de corrigí-la, me mordo pra não falar. Até repito mais ou menos o que ela falou de forma correta, mas penso que ela não observa, porque continua falando da mesma forma, e olhe que é uma moça letrada, não é qualquer uma que nem completou o primeiro grau...
Meu marido escreve divinamente. Fico abobada com seu rico vocabulário e na forma como se expressa. Dia desses me pediu pra revisar um texto que seria postado no blog dele. Bacana como sempre, mas uma palavra deu pano pra manga: “enxorrada”. Disse a ele: “Mas Walmir, como assim? Enxorrada?”. Respondeu: “Isto mesmo. Escrevo do jeito que quiser. Guimarães Rosa podia e eu não posso?”.
Pode, meu amor, pode tudo, ainda mais que nem Guimarães Rosa era tão encantador quanto você! Agora escreve logo ENXURRADA e vamos acabar com essa pendenga...
Não escreveu. Publicou enxorrada e continua tão encantador quanto antes. Mas ele só pode porque é de propósito e sabe a maneira certa, faz parte do show escrever do jeito que quiser.
Sei não, mas penso que falta zelo nas pessoas. Na verdade falta é respeito pela nossa língua tão bonita - e pelo ouvido alheio.
Quem sabe os cursos de português entram na moda de novo? Precisava, viu?

4 comentários:

Walmir disse...

OLHA SÓ, ME DEDANDO, HEIN? MAS PEGA O TROCO AÍ. UMA PALAVRA QUE VOCÊ ESCREVEU NESTE POST E QUE AGORA NÃO PODE MUDAR, DO MESMO MODO QUE EU NÃO MUDEI MINHA ENXORRADA. OLHA BEM E VAI VER "ENQUENQUEIRA", AO INVÉS DE ENCRENQUEIRA, QUE VEM DE ENCRENCA, QUE DESCENDE DE UM PALAVRÃO EM INGLÊS. AGORA MINHA "ENXORRADA" TEM MOTIVO: "XÓ" TEM BARULHO DE ÁGUA CORRENDO, ENQUANTO "XU" SOA CAVO, NÃO SOA TÃO BEM QUANTO "XÓ" PRAS ÁGUAS BARRENTAS CORRENDO.
"ENQUENQUEIRA" SÓ VOU RESPEITAR SE FOR COSTUME DE ITAMBACURI OU VOCÊ ME DER OUTRA BOA RAZÃO PRA ELA SE MANTER PALAVRA.
TOMOU, PAPUDA?
AGORA A JORNALISTA SE FERROU MESMO.NÃO TEM DESCULPA
BEIJO

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!Enxorada....kkkk...mas pode,afinal, meu cunhadinho Walmir é muitíssimo melhor do que Guimarães Rosa....rsrsrs.....mas...ENQUENQUEIRA!!!!!!!kkkkkkkkkkk!!!!!!!!!nunca vi !!!Concordo com Walmir e não vem com essa de que é palavreado de Ity, porque sou de lá e não falo enquenqueira, viu....kkk
Beijo, minha rirmã querida e ENQUENQUEIRA!!!!!!!KKKKK, to rachando o bico de tanto rir....Te

Walmir disse...

Consertou,né espertinha? Beijo

Ó do Borogodó disse...

Ahá! Quem te disse que não tinha como consertar, amor? Taí "encrenqueira" bonitinha como deve ser.
Acontece, meu lindo, que dona Dedé só ensinava o bom português a pessoas sóbrias, e ontem quando postei já tava na terceira latinha de uma cerveja geladíssima, lembra? rs...
Assim sendo tô perdoada.