segunda-feira, 12 de outubro de 2009

NARCISO E OS BLOGUEIROS...

Ainda antes do feriadão acabar, faço um balanço dos deliciosos dias que passei junto aos meus. Tivemos tempo pra limpar e transplantar a horta; receber amigos que vieram fazer comidas deliciosas; uma que trouxe a mãe que veio de longe pra nos conhecer - o que nos deu uma alegria enorme, porque são pessoas adoráveis; outros que aproveitaram a folga pra passar o dia conosco trocando figurinhas; rever minha amada irmã e sua trupe, que fugiu do aeroporto só pra tomar um cafezinho aqui em casa e nos encher de beijos; Enfim, muito bons esses dias por conta do à toa.
Uma das amigas que apareceu depois de muito tempo disse uma coisa que me deixou encabulada. Ela acha muito narcisista quem tem um blog. Fala que lê sempre, mas nem comenta porque tem esta opinião.
Tentei entender a impressão dela, respeito e concordo. Bem, sou obrigada a concordar, já que dá uma alegria imensa saber que tem um monte de gente interessada no que escrevemos, pessoas que gostam dos "causos", que riem de nossas trapalhadas - né Liliana?
Tem os que gostam mesmo é de papo cabeça, de quem entende de política, futebol, economia, teatro e o escambáu. Meu Walmir que o diga, porque o blog dele é visitadíssimo e ele nem dá conta de publicar tantos comentários que recebe. Fico até com inveja da popularidade do rapaz...
Aí vem a razão de minha postagem de hoje: é ruim ser narcisista? Devemos pensar primeiro em nós ou nos outros? Estou perguntando, fazendo uma enquete, porque sinceramente não sei.
Todos sabem que tenho um moooonte de filhos, cuido deles e de mais um tanto de gente que me rodeia com grande prazer, mas é porque tenho um prazer ainda maior em tê-los por perto. Nunca me fiz de boazinha, de coitada, que se atropela de trabalho pra servir sem ter algum reconhecimento. Acredito que ninguém é bonzinho sem interesse, que cada um que dá espera um mínimo de retorno afetivo, senão fica muito pesado o tal cuidado. Dá raiva, a gente se sente explorado.
Sempre disse aos meus filhos o quanto meu amor por eles é infinito, mas que eles têm que dar valor aos meus atentos cuidados. O amor pode não acabar nunca - e penso que amor de mãe não tem fim mesmo, mas não sou uma protetora descartável, que serei valorizada enquanto for útil. Nada disso, e meus anjos sabem. Cuidam muito bem de mim, tanto quanto eu deles - menos, mas cuidam...rs
Se tem uma coisa que me irrita é ver alguém falando coisas do tipo: "Nunca tive coragem de me separar por causa dos filhos"; "Faço tudo por todos sem esperar gratidão"; "Cumpro minha missão neste mundo desisteressadamente"... Ah, me poupe!
Ó, quer saber? Sou uma ótima mãe, amiga leal e bom astral, esposa maravilhosa, filha dedicada, irmã-rirmã, patroa justa, e ainda tenho que ser boazinha?
Somos bons. Eu e Narciso. Um brinde aos blogueiros!

6 comentários:

Adélia Carvalho disse...

Vou discordar da sua amiga e me explico: Não acho narcisismo escrever, nem criar blogs para divulgar os nossos textos. Escrever é se comunicar, como é conversar, telefonar, mandar cartas... se expor em um blog é abrir o diálogo com outras vozes, que respondem, concordam, discordam, se alimentam daquilo ou simplesmente descartam. Narcisismo é guardar para si essas reflexões, por pudor de expor-se ou medo da crítica do outro sobre nossas palavras. É como um autor que não publica e deixa nas gavetas, amontoando poeira enquanto guarda só para si cada uma das suas palavras. Esse sim, é um narcisista e vez ou outra vai lá, espana a poeira das folhas guardadas, relê suas palavras discretamente em seu quarto, suspira ao final e diz: como eu escrevo bem! Pena que ninguém mais seria capaz de compreender minhas palavras!
Kkkkkk
Beijos querida!

Anônimo disse...

Oi Can,
amei o texto, super legal!
Quanto ao "narciso", no meu modesto sentir, entendo não se aplicar a quem escreve, pois, ao contrário,o escritor sai de si mesmo e vai ao encontro do leitor, aquele que lê, sente e tem, no seu caso particular, o prazer do texto; O narciso, ao contrário, se mira em si mesmo, como num espelho e não vai ao encontro de ninguem; Com o blog, você abre o coração, e o escancara a posseiros e grileiros; Tem que por a escrita na praça, sim! é o que também vou fazer...
Beijinhos
Amélia

Ó do Borogodó disse...

Pois então, minhas amigas primeiras comentaristas - o Narciso presente em cada blogueiro é a vaidade, porque dá um orgulho danado saber que tantas pessoas se interessam pelo que escrevemos, né?
Adélia, fico sempre encantada com o que escreve. Ainda bem que não tem batom suficiente pra escrever só pra vc no espelho, porque aí não teríamos o prazer de ler seus belos escritos...
Amélia prima predileta, você é uma narcisista de primeira grandeza, heim? Cadê seu blog pra gente tomar conhecimento de mais esta sua arte?
Beijo, queridas, e obrigada pela presença constante em minha vida.
Cândida

Lucia Cunha disse...

Concordo plenamente com sua amiga Adelia: narcisismo seria nos privar desses textos geniais ! ! ! Sempre que tenho oportunidade ou recebo seu recadinho de nova postagem passeio por aqui ...
Continue nos privilegiando sempre ! ! ! Beijo grande
Lúcia

little star school disse...

Minha amada, idolatrada, salve, salve, rirmãzinha do coração inteiro...Que Narcisista o que...coitada da criatura que acha narcisismo abrir a bocarra pra fazer o outro sorrir, chorar, se arrepender ou orgulhar do que vive.Os blogueiros são muito é porreta e corajosos...com mais tempo do que eu, que tanto queria ter o meu mas não acho tempo de jeito nenhum...rs...mas ainda o terei...E se for narcisismo , é do bom, daquele que deixa os outros se olharem também, porque cada causo que lemos, nos remete a alguma passagem da nossa própria história.Aproveito pra contar aos que aqui entrarem, que minha rirmã não é mole não, além de pedir informação pra baiano ga-ga-ga-ga-go...kkkk...no último dia 14, resolveu parar e pedir informação, pior um pouco do que pra um ga-ga-ga-go, pediu pra um canhoto...kkkkkkkkkkk...Vocês não tem a noção do que é ver a mão do cara virando pra esquerda e o cérebro tentar se organizar com o "direita" dito e assim por diante.kkkk.Você é demais minha Narcisinha amada.Beijo, rirmãzinha Te

Liliana disse...

Oi Can!!! E olha eu aí, heim? Mas os panihos não tão me dando tempo nem de visitar os blogueiros narcisistas. O que que eu penso: tem um pouco de narcisimo? tem sim. Mas ser narcisista na medida certa, é defeito? Não sei. Acho que não. Tem muito a ver com gostar da gente mesmo, o que é EXTREMAMENTE saudável. Eu acho. Hoje escrevi no meu blog que a gente tem que gostar primeiro da gente, pra gostar dos outros, né não? E amor a gente tem de sobra... Seu questionamento me lembrou uma amiga minha que me disse um dia: sabe qual é a sua maior qualidade? Ser convencida do jeito que você é... É bom ficar do seu lado. Tá sempre feliz. Isto eu ainda era solteira. Mas eu nunca me esqueci. Somos amigas até hoje. Ô Can? Por falar em narcisismo, eu dei uma entrevista (ui!!!) pro Correio Braziliense que vai sair na revista dele domingo. Vai ser uma matéria sobre a arte como terapia. FAlei dos meus paninhos e dos meus tapetes. Pois então. Olha aí. Eu sei o quanto é ruim quando a gente perde o brilho interior. Meus panihos estão resgatando o meu narcisismo e eu estou adorando isto. Beijos Veja se você lê a matéria.