segunda-feira, 11 de outubro de 2010

SOFASES BRANCOS

Quem assistiu ao Jornal Nacional hoje ouviu o apresentador falando: " Em assalto no interior de São Paulo bandidos levam meio milhões de reais".
Ops! Meio milhões?
Voltei ao tempo em que meus filhos estudavam no Instituto Zilah Frota, a escola mais burguesa que o mundo já viu.
O uniforme:
* Meninos: calça curta de tergal cinza+camisa colarinho branca+gravata xadrez de verde e vermelho+meia escocesa xadrez+sapato de amarrar de couro marrom+pasta de couro marrom+merendeira de couro marrom
* Meninas: Saia plissada de tergal cinza+camisa branca+gravata xadrez+meia escocesa+sapato boneca de couro marrom+ pasta de couro marrom+,merendeira de couro marrom
* Pra meninos e meninas: Macacão cáqui com o nome bordado no peito
* Pra meninos e meninas - o uniforme de gala, que acrescentava capa e meias 3/4 brancas pra ambos e laço de fita de cetim branco pras meninas.

Era assim - iam pra escola impecáveis e voltavam ainda mais impecáveis. Chegavam lá e trocavam de roupa; colocavam o macacão e faziam todas as atividades. Faltando 30 minutos pro final da aula era hora da faxina de devolução pros pais - lavavam mãos e rosto, escovavam os dentes e as unhas, recolocavam o uniforme escocês e eram entregues à família.
A devolução: Os responsáveis iam buscar as crianças, algumas poucas mães, poucos caseiros e muitos, muitos motoristas. Até quem morava a um quarteirão da escola achava mais chique mandar motorista. Eu achava era muito brega morar ao lado da escola e mandar algum funcionário buscar meus filhos, então era uma daquelas "poucas mães" - senão a única - a entrar na fila de chamada. Chegávamos lá e tinha aquela fila enorme, as crianças nas salas de aula, e cada uma era chamada pelo autofalante pelo nome e sobrenome, aí descia. Pronto, 'tava entregue. Êita frescura!
Enfim, contei esta ladainha toda pra falar da primeira comunhão no Zilah Frota que era igual casamento, tamanha preparação e gastos.
Estava numa reunião de pais - mães, governantas e nenhum pai - pra decidir sobre a cerimônia da primeira comunhão. Eu, com a paciência que tenho sempre com frescura e conversas idiotas, 'tava lá sentadinha assistindo à esplanação sobre a programação da cerimônia.
Uma mãe chique - mas burra até mandar parar - dá de dizer que não concordava em cortar gastos imprescindíveis na festa de primeira comunhão, que a escola ficar inteirinha decorada com flores e "sofases" brancos era questão fechada pra ela.
Não consegui me conter, levantei e vim embora. Uma mãe que acha de suma importância sofases brancos não deveria nem abrir a boca, né não? Ia eu ficar fazendo o que naquela reunião?
A mesma coisa fiz hoje, ao ouvir "meio milhões" no Jornal Nacional - levantei e vim fazer um caldo de feijão caprichado. E tomar uma cachaça fazendo um brinde aos "sofases brancos".

6 comentários:

Anônimo disse...

Amiga,
o caso dos sofases é até interessante,mas o que quero falar mesmo é da inveja que senti quando disse que ia tomar uma cachacinha e fazer um caldo de feijão,Do caldo nem tanto porque é preciso dar de comer a essa prole,mas tomar cachaça e não me chamar...é demais.Tenha paciencia...Como disse Artur,inveja pega e o que posso fazer se estou laçada até o pescoço?
Brincadeira fia,mas que estou com saudades,isso é verdade,
beijos
Alba

Anônimo disse...

Não consigo imaginar seus filhos tão cabeça boa estudando num colegio tao fresco e nada a ver.
Beijo.Aninha

Anônimo disse...

Uma mãe t~~ao moderna deixa os filhos estudarem numa escola tão fresca? Não parece com você, amiga. Ainda bm que os tempos mudaram,hem?Abraço. Beth

Anônimo disse...

Sofases é pior do que lapises,né?Imagino a cena e morro de rir de você ouvindo uma burrice dessa.Beijo.Andréa

Anônimo disse...

A pergunta que fica é: e por que diabos você mantinha seus filhos nessa escola tão cheia de frescuras???? Certamente não era pela qualidade do ensino!

Anônimo disse...

Eu estudei nesta escola dos 5 aos 18 anos. Foi a melhor escola que existiu, e por trás das frescuras, existia uma formação baseada no caráter e em valores escassos que hoje em dia não existe mais. Talvez os seus filhos sejam pessoas legais porque também estiveram ali. Mas seu olhar focado apenas nos sofás talvez tenha impedido a você de enxeragr o óbvio ululante, ou a essência por detrás das aparências. E olha que eu não tinha dinheiro, minha mãe ralava e muito para pagar aquilo ali, e eu nunca sofri bulling, nunca fui colocado à parte. Hoje vemos escolas sem uniforme e também sem valores, sem qualidade. Justamente por ter abdicado das tradições, por se ajustar ao progresso e ao mercado, a escola faliu pois nesse mundinho não existe espaço para a formação de ser humano.O instituto zilah frota foi amelhor escola que esta cidade já viu. Por isso o lema "Melhor do que ontem, pior do que amanhã", ou um hino que entoava em seus versos "...Desta mansão saem jovens preparados para o mundo enfrentar, cultos CARÁTER firme, sabendo a pátria amar..." Coisas mais importantes que o supérfluo que você relatou.